Equipe por trás de novo documentário afirma ter descoberto localização e resquícios de tal civilização
GRUPO POR TRÁS DE DOCUMENTÁRIO AFIRMA TER ENCONTRADO LOCALIZAÇÃO DE ATLÂNTIDA, MAS NÃO DÁ DETALHES (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE) |
Ogrupo de pesquisa por trás da empresa Merlin Burrows, na Inglaterra, afirma ter encontrado a "Atlântida" da Espanha. Com a ajuda de satélite e drones, eles descobriram evidências de formas circulares e ruínas nos entorno do Parque Nacional Doñana.
A descoberta é relatada no documentário Atlantica, cuja estreia está prevista para ainda este ano. "A humanidade sempre esteve em busca do império perdido de Atlântida", afirma o trailer da obra. "Não só encontramos provas de que a cidade existiu, encontramos a própria Atlântida."
A humanidade de fato sempre esteve em busca do possível império de Atlântida, mesmo ele tendo começado com uma alegoria de Platão. Em dois de seus trabalhos, Timeue Crítias, o filósofo grego descreve uma civilização que viveu abaixo da água nove mil anos antes dele.
No mito, ele afirma que a tal cidade ficava "além dos Pilares de Hércules", onde hoje encontra-se o Estreito de Gibraltar, separação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico que divide a África da Europa. Foi pensando nisso que a equipe da Merlin Burrows se dedicou a investigar a costa da Espanha.
Entre 2016 e 2018, a equipe de arqueólogos, cientistas e historiadores realizou diversas expedições para descobrir a localização e a existência da cidade mítica. "As tecnologias que usamos nos levaram a 200 descobertas de importância extraordinária espalhadas ao redor do mundo", afirmou Timothy Akers, chefe de pesquisa da Merlin Burrows, em comunicado.
O trailer do documentário está disponível no Youtube e de fato contém imagens belíssimas das expedições. Nem o vídeo ou o site da empresa, no entanto, não falam sobre quais evidências são abordadas em Atlantica. Além disso, a equipe não publicou um estudo que detalhe as descobertas, mostrando que as afirmações têm que ser tratadas com bastante ceticismo.