NASA adia lançamento de nave para Estação Espacial por causa de mofo

Missão reabastecimento foi remarcada para esta quarta (5)

NAVE DRAGON, DA SPACEX (FOTO: FLICKR/NASA KENNEDY/CREATIVE COMMONS)


A16ª missão de reabastecimento na Estação Espacial Internacional (EEI), provida por uma nave da SpaceX, que levaria uma carga comercial da NASA na última terça-feira (4) foi adiada em um dia, e acontecerá (se tudo der certo) nesta quarta-feira (5). Segundo a agência espacial, o principal motivo teria sido sinais de mofo na comida de ratos que estavam sendo levados a bordo da espaçonave.
Cerca de 40 ratos voarão diretamente à estação espacial. A ideia é que eles ajudem os pesquisadores a entenderem os mecanismos por trás do envelhecimento e das doenças relacionadas à idade.

"As respostas ao voo espacial em seres humanos e organismos modelo, como camundongos, são semelhantes em alguns aspectos no envelhecimento acelerado", escreveram os membros da equipe RR-8 (nome do experimento com os roedores), em uma descrição do estudo.


"Esta pesquisa fornece uma melhor compreensão dos processos de doenças imunes, ósseas e musculares relacionadas ao envelhecimento, o que pode levar a novas terapias que serão usadas no espaço e na Terra."
De acordo com a NASA, enquanto os técnicos estavam preparando os camundongo para o lançamento na terça, eles encontraram mofo em algumas das barras de comida dos roedores. Isso atrapalhou todo o processo, já que não havia tempo suficiente para substituir o alimento.
O lançamento do foguete Dragon da SpaceX acontecerá na região do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. A missão agora deve ter início às 16h16 (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo no site e no YouTube da agência espacial norte-americana.

Lançamento
A espaçonave deve alcançar órbita cerca de 10 minutos após ser lançada. Em seguida, ativará suas matrizes solares e iniciará os disparos de propulsores para chegar ao laboratório da EEI dois dias depois, na sexta-feira (7).
Assim que a nave chegar, astronautas irão trabalhar em conjunto com controladores na Terra para que o braço da EEI gire e instale Dragon na parte inferior do módulo Harmony da estação. A espaçonave passará cerca de cinco semanas anexada à Estação Espacial Internacional e deve voltar à Terra em meados de janeiro de 2019 com mais resultados de pesquisas e cargas.
Missão
Além de levar os ratinhos, a nave transportará materiais para as mais de 250 investigações científicas das tripulações da EEI. Entre as tecnologias que serão levadas estão itens da Missão de Reabastecimento Robótico-3 (RRM3) e da Investigação Ecossistêmica Global (GEDI).
A RRM3 demonstra o armazenamento e a transferência de fluído criogênico, crítico para sistemas de propulsão e suporte de vida no espaço. Já a GEDI fará observações de laser de alta qualidade das florestas e da topografia da Terra, necessárias para avançar no entendimento de processos de carbono e de água, biodiversidade e habitat.

Agradecemos pelo seu apoio!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Cantor Ray Sabino