Foto: InternetVulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). |
Neste domingo (19), às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). O fenômeno sísmico capaz de causar um tsunami na região Nordeste do Brasil estava com “nível de atividade máximo” horas mais cedo, de acordo com o governo do arquipélago espanhol (veja vídeos abaixo do momento).
No entanto, apesar da notícia ter assustado a população ao longo da última semana, e mesmo com a erupção, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e outros estados da costa nordestina são baixíssimas, conforme noticiado anteriormente pelo Olhar Digital. “[O vulcão] pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao portal UOL.
ACABA DE COMENZAR LA ERUPCIÓN EN LA PALMA. ESTAS IMÁGENES HAN SIDO GRABADAS POR PERSONAL DE INVOLCAN. pic.twitter.com/CjdR7ZnKzh
— INVOLCAN (@involcan) September 19, 2021O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção há aproximadamente cinco décadas (desde 1971), porém voltou a ser destaque na mídia por conta do alerta amarelo. O vulcão da região ganhou destaque principalmente no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami forte o suficiente para chegar e atingir à costa brasileira. O risco do cenário, conforme apontam diversos especialistas, é baixo.
Para que um evento do tipo pudesse acontecer, pesquisadores explicam que seria preciso que “parte do arquipélago escorresse para o mar”. A ação por si só geraria uma onda de proporções gigantes que se propagaria pelo oceano. Vale ressaltar que o mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes ao longo da história e nunca provocou nenhum tsunami.
— Volcanes de Canarias (@VolcansCanarias) September 19, 2021A última erupção ocorreu quando o vulcão “Teneguía” permaneceu por mais de três semanas ativo nos anos 1970. O local, que fica no parque nacional Cumbre Vieja (ao sul da ilha de La Palma), conta com outras formações rochosas que compõem as Ilhas Canárias, como o vulcão “Teide”, em Tenerife, e o de “Timanfaya”, em Lanzarote – todos inativos, por ora.
De qualquer forma, quando a atividade sísmica foi intensificada com manifestações superficiais como ruídos e vibrações neste domingo (19), o governo das Ilhas Canárias recomendou a intensificação de diversas medidas de remoção da população em risco. Pessoas com mobilidade reduzida foram prontamente evacuadas do local. A ilha vem sofrendo com tremores há dias, ainda conforme o governo local. Cientistas que atuam nas proximidades e que medem as atividades sísmicas relatam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes. Aproximadamente 400 tremores mais fortes foram registrados na região apenas nas últimas 72h.
🔴Imágenes de la erupción volcánica en La Palma. La UME confirma que se está desplazando a la isla. pic.twitter.com/1IJi9FmEjr
— 7 Noticias (@7nn_Tv) September 19, 2021
Fonte: MSN