Antonov AN-225, maior avião do mundo foi capturado pelos Russos |
O Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia confirmou nesta quinta-feira (24) que as forças militares da Rússia atacaram e tomaram o aeroporto Antonov, importante centro aeronáutico do país localizado em Gostomel, a 40 km de Kiev. Neste aeroporto, encontra-se atualmente o Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo.
O medo foi, diante de cenas de disparos de helicóptero, que o avião fosse ser destruído. Mas não parece ser o caso. Segundo Dmitry Antonov, piloto-chefe da Antonov Airlines, empresa responsável pela operação do An-225, a aeronave está intacta, embora o controle dela já não esteja nas mãos dos ucranianos.
“Tudo se encaixou”, disse o piloto, por meio de sua conta no Facebook. “As tropas russas estavam perto de Kiev e o aeroporto de Gostomel agora está com as russas. Pelo lado positivo, o Mriya está inteiro. Nós nos mantemos firme e glória à Ucrânia”.
Segundo informações do aplicativo Radarbox, que registra voos diários no mundo, sua última viagem se deu em 5 de fevereiro, saindo de Billund, centro da Dinamarca, para Gostomel.
Programa espacial frustrado
Construído em dezembro de 1988, o Antonov An-225 teve apenas uma unidade produzida até hoje.
De acordo com o governo ucraniano, o exército da Rússia tomou o aeroporto com helicópteros de ataque ainda nesta madrugada. Atualmente, o local é a sede de operações de teste da Antonov, maior fábrica de aviões da Ucrânia. Criada em 1946, ela é um dos resquícios da herança soviética no país, tendo sido criada pelo construtor de aviões russo Oleg Antonov.
“Eles [do exército da Rússia] nos permitiram entrar e estar com eles enquanto defendem o perímetro desta base aérea, onde as tropas transportadas por helicópteros desembarcaram nas primeiras horas da manhã para executar uma ponte aérea para permitir a chegada de mais tropas dentro”, explica o repórter Matthew Chance, da CNN.
Attaqué par les hélicos russes l'Aéroport de Hostomel réservé au fret, proche de la ville d'Hostomel, dans l'oblast de Kiev, centre Ukraine. Cet aéroport est la base opérationnelle de la compagnie Antonov DB, et le point d'attache de l'unique Antonov An-225.#Nice #Nice06 https://t.co/YqnxsssCH2
— Actualites NRV Nice RendezVous ☀️😎 (@actualites_nrv) February 24, 2022
A
Antonov Airlines é uma estatal ucraniana que, além de voos de passageiros e
carga convencionais, presta serviços com o Mriya. O que será o destino do avião
está, perdão o trocadilho, no ar. O risco não acabou: um possível ataque da
Otan ao aeroporto, que está já sendo usado por aeronaves militares russas, ou
uma (improvável) retomada Ucraniana podem ainda destruí-lo.
Ou os russos podem até mesmo decidir confiscá-lo, alegando que pertence à agência espacial russa, a Roscosmos, herdeira do programa espacial soviético.
Avião já veio ao Brasil duas vezes
Isso porque o Antonov An-225 foi construído como parte do programa espacial soviético. Foi encomendado para transportar o Buran, um projeto de ônibus espacial da União Soviética, que nunca chegou a decolar com tripulação. O avião foi feito na Ucrânia, e o veículo espacial, na Rússia, em Korolyov, perto de Moscou.
Seu único voo foi em 1988, partindo do Cazaquistão. Mais missões não tripuladas estavam previstas a partir de 1991, e o primeiro voo com cosmonautas seria em 1994.
A URSS caiu antes disso, no natal de 1991. Depois da queda, o programa Buran ficou sem fundos e foi cancelado pelo presidente russo Boris Yeltsin em 1993. O An-225 acabou abandonado por vários anos. Até que a Ucrânia o recuperou para transportar cargas de grandes proporções. Era prevista a construção de uma segunda unidade do avião em 2006, mas ela foi abandonada três anos depois.
O Antonov An-225 já veio ao Brasil duas vezes. Em 2010, ele foi contratado pela empresa britânica Chapman Freeborn, a serviço da Petrobras, e pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), decolando em seguida a Santiago (Chile). Seis anos depois, além de Guarulhos, a aeronave chegou a passar pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O Antonov An-225 tem 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura e 175 toneladas sem carga, podendo transportar 250 toneladas no compartimento de cargas. O gigante conta com seis motores turbofans Ivchenko-Progress D-187 e possui velocidade máxima de 850 km/h.
Imagem: Antonov Beltyukov/Wikimedia/CC
Fonte: Olhar Digital