De acordo com os astrônomos, os planetas descobertos não orbitam nenhuma estrela |
ASTRÔNOMOS DESCOBREM PLANETAS QUE VAGAM PELO ESPAÇO (FOTO: NASA/JPL-CALTECH) |
Astrônomos poloneses descobriram dois planetas na nossa galáxia. Mas eles são um tanto quanto diferentes: eles não orbitam uma estrela e vagueiam solitariamente pelo espaço.
Planetas que "flutuam" livremente são mais difíceis de serem detectados do que aqueles que orbitam estrelas. Muitas descobertas planetárias acontecem por acaso, quando um astrônomo olha para o céu e percebe algo passando à frente de uma estrela.
Os cientistas, contudo, não sabem ao certo o tamanho dos planetas. Dependendo de quão longe eles estão, especialistas estimam que um dos planetas poderia ter entre duas a 20 vezes a massa de Júpiter. O outro é de 2,3 a 23 vezes mais massivo que a Terra.
Os astrônomos ainda não descartaram a possibilidade de haver vida nos planetas recém-descobertos, embora a falta de luz e de calor de uma estrela próxima possa tornar esse evento praticamente impossível.
De qualquer forma, os pesquisadores sugeriram que pode haver mais desses planetas solitários na galáxia e defendem que, com pesquisas mais aprofundadas da Via Láctea, seja possível fazer novas descobertas.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Maispara ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90.