Comentarista teria feito gesto de teor nazista com a mão durante programa ao vivo em canal de televisão
O Grupo Jovem Pan demitiu, na manhã desta quarta-feira (9), o comentarista Adrilles Jorge após o coletivo Judeus Pela Democracia apontar uma suposta saudação nazista feita por ele em programa do canal de televisão Jovem Pan News na noite de terça-feira (8).
O gesto foi exibido no encerramento de um debate sobre as declarações feitas pelo influenciador Monark durante o Flow Podcast, em que ele defendeu a existência de um partido nazista no Brasil. A lei federal 7.716, de 5 de janeiro de 1989, determina que é crime a "veiculação de símbolos, ornamentos, emblemas, distintivos ou propaganda relacionados ao nazismo" no Brasil. A Constituição Federal considera o ato criminoso "inafiançável e imprescritível".
O anúncio foi feito pelo próprio comentarista em sua conta nas redes sociais. Leia:
February 9, 2022Fui demitido da jovem pan . Por dar um tchau deturpado por canceladores . Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito . Agradeço a jovem pan pela oportunidade e a todos os amigos q lá conquistei e que em mim confiam e apoiam.
— Adrilles Jorge (@AdrillesRJorge) February 9, 2022
Mais cedo, coletivos judaicos cobraram a demissão do profissional. "Já vimos atrocidades serem ditas nesta TV e rádio, mas um 'sieg heil' é absurdo demais, até para a Jovem Pan. Depois de um dia como ontem, após um deputado e um youtuber defenderem a existência do partido nazista no Brasil, Adrilles fez uma SAUDAÇÃO NAZISTA na TV", escreveu o grupo Judeus Pela Democracia.
:: Nazismo não é liberdade de expressão ::
Usuários do Twitter identificaram ainda um comentário feito pelo apresentador William Travassos após o encerramento do programa: "Surreal, Adrilles", afirmou o jornalista. Depois disso, Adrilles ri da fala de Travassos.
Pouco antes do anúncio da demissão, em vídeo, a Jovem Pan divulgou posicionamento em que repudia o nazismo e a perseguição de qualquer grupo. A demissão ou o afastamento do comentarista não foram mencionados no comunicado.
"Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem posições do Grupo Jovem Pan", afirma um jornalista da emissora no vídeo.