Após as alegações que vieram à tona no mês passado de que o fundador da Gateway Church, Robert Morris, abusou sexualmente de Cindy Clemishire ao longo de vários anos na década de 1980, começando quando ela tinha 12 anos, o pastor Robert Morris Ministries cancelou “todas as transmissões de rádio e televisão futuras”.
Os anciãos da Igreja Gateway aprenderam que o fracasso moral do pastor Robert de mais de quarenta anos atrás envolvia um menor. Estamos de coração partido e aflitos por esta mulher que carrega esse ônus do abuso há décadas”, disse o Conselho de Anciãos da Igreja de Gateway e os Supertores do Pastor Robert Morris Ministries em um comunicado conjunto publicado na página inicial do Ministério Robert Morris na quarta-feira.
O pecado do pastor Robert e sua falta de transparência aos presbíteros e a liderança da igreja o desqualificaram de continuar em seu papel como pastor sênior da Gateway Church e como líder do Pastor Robert Morris Ministries. Como resultado, todo o futuro ministério de rádio e televisão do Pastor Robert Morris Ministries foi cancelado”, disseram os líderes do ministério.
A reação do Pastor Robert Morris Ministries vem cerca de duas semanas depois que a Daystar Television Network, com sede no Texas, uma das maiores redes de televisão cristã do mundo, também removeu toda a programação com Morris após sua renúncia de 18 de junho da Gateway Church sobre as alegações de Clemishire.
Clemishire, de 54 anos, informou no mês passado que a fundadora da megaigreja começou a abusar sexualmente dela em dezembro. 25, 1982, quando ela tinha apenas 12 anos de idade. Ela diz que o abuso continuou por quatro anos e meio antes de ser descoberto. Mais tarde, ele foi autorizado a retornar ao ministério.
Quando questionado sobre as alegações do The Christian Post, Morris só confessou estar envolvido em “comportamento sexual inadequado com uma jovem” há mais de 35 anos, e disse que se arrependeu e foi restaurado ao ministério.
“Em março de 1987, esta situação foi trazida à luz, e foi confessada e arrependida. Eu me submeti aos Anciãos da Igreja de Shady Grove e ao pai da jovem. Eles me pediram para sair do ministério e receber aconselhamento e ministério da liberdade, o que eu fiz. Desde então, eu andei em pureza e responsabilidade nesta área”, disse Morris.
Clemishire insistiu para CP, no entanto, que ela não era uma jovem quando Morris abusou dela.
“Eu tinha 12 anos. Eu era uma menina. Uma menina muito inocente. E ele foi levado para nossa casa. Ele e sua esposa, Debbie, e seu filhinho, Josh, confiaram e pregaram na igreja que meu pai ajudou a começar e, em seguida, começou a cuidar de todos nós para fazer isso, o que me levou décadas para envolver meu cérebro quando adulto.
“Isso continuou por muitos anos. Ele diz que não houve relação sexual, mas ele tocou todas as partes do meu corpo e inseriu seus dedos em mim, o que eu entendo agora é considerado uma forma de estupro por instrumentação. Eu era uma menina inocente de 12 anos que não sabia nada sobre o comportamento sexual.
Em seu anúncio da renúncia de Morris em 18 de junho, os anciãos da Igreja Gateway disseram que mantiveram o escritório de advocacia Haynes & Boone, LLP, para "conduzir uma revisão independente, completa e profissional do relatório de abusos passados para garantir que tenhamos uma compreensão completa dos eventos de 1982-1987".
Apesar da remoção de conteúdo de vídeo e áudio de Morris para o site do Pastor Robert Morris Ministries, a equipe disse que as transmissões ajudaram muitas pessoas ao redor do mundo por décadas.
“Somos gratos por como Deus usou a Gateway Church e o Pastor Robert Morris Ministries para ministrar a tantas pessoas ao redor do mundo por décadas. Incontáveis pessoas vieram a Cristo, cresceram em sua fé e foram ministradas em seu tempo de necessidade. Estamos verdadeiramente humilhados pelo que Deus tem feito através desses ministérios”, disseram eles em seu comunicado.
Nossa oração por vocês que assistiram aos
nossos programas de televisão, ouviram a adoração e a Palavra no rádio,
e apoiaram este ministério com suas orações e dons podem ser
encontrados nas Escrituras. Números 6:24-26: “Que o Senhor te abençoe e
te proteja. Que o Senhor sorria para você e seja gracioso com você. Que o
Senhor vos mostre o seu favor e vos dê a sua paz”.
Fonte: The Christian Post